top of page
Buscar
  • Foto do escritorEspaço Psiquismo

Teste de perfil comportamental: por que aplicar na sua empresa?

A valorização do capital humano nas empresas é algo que tem ganhado cada vez mais espaço dentro do ambiente da gestão.

O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade disse, em uma das suas obras, que “ninguém é igual a ninguém, todo ser humano é um estranho ímpar”. As diferenças existentes entre as pessoas são motivos de estudos e avaliações, como é o caso do teste de perfil comportamental que é aplicado nas empresas.


Os valores e os modos diferentes de enxergar a vida nos tornam únicos, e esse conhecimento pode ser utilizado pelas empresas na definição de suas estratégias de crescimento e participação de mercado. É desse modo que elas identificam os perfis que mais estão alinhados com a cultura organizacional e com os objetivos da companhia.

Continue a leitura e saiba o porquê de aplicar o teste de perfil comportamental na sua empresa.


" Os valores e os modos diferentes de enxergar a vida nos tornam únicos, e esse conhecimento pode ser utilizado pelas empresas na definição de suas estratégias de crescimento e participação de mercado".

Por que as empresas passaram a valorizar as pessoas?


A valorização do capital humano nas empresas é algo que tem ganhado cada vez mais espaço dentro do ambiente da gestão. Com a evolução das tecnologias, dos métodos de trabalho e até mesmo dos estudos relacionados à gestão, comprovou-se a importância que os colaboradores têm dentro das organizações.


Na época da Revolução Industrial, os trabalhadores temiam a perda dos seus empregos. Eles sabiam que era farta a quantidade de mão de obra disponível e que, além disso, os donos das indústrias nem sequer se importavam com questões como rotatividade. Hoje, sabemos que esse índice, quando é alto, acaba sendo prejudicial.


O cenário hoje é outro e a previsão é que continue mudando nos próximos anos. Com o mercado atual tão competitivo, novas maneiras de conquistar uma alta produtividade são buscadas. Foi pensando nisso que a popularidade de técnicas relacionadas à gestão de pessoas começou a aumentar e os recursos ficaram cada vez mais sofisticados.


“Hoje, o principal ativo de uma empresa é o capital humano. Quem sacrificar isso tenderá a morrer. Pode demorar cinco a dez anos no caso de uma grande companhia, mas ela tende a morrer ou ser engolida por outra empresa”, alerta o consultor holandês Arie de Geus.


Atendendo a demanda por uma gestão mais focada em pessoas, já foram criados diversos softwares que auxiliam essa prática e facilitam muito o trabalho dos profissionais de Recursos Humanos (RH). O teste de perfil comportamental é uma dessas ferramentas e, a seguir, vamos explicar o porquê de você aplicá-lo na sua empresa.


O que é o teste de perfil comportamental e como ele funciona?


Basicamente, os testes de perfil comportamental consistem em questionários que identificam as competências dos colaboradores, agrupando-os de acordo com características comuns, em diferentes tipos de perfis. Para que esse trabalho seja efetivo, é essencial que as perguntas sejam respondidas com sinceridade, sem interrupções.


Esses perfis, assim como todo o teste, foram desenvolvidos por meio de diversos estudos de psicologia, de forma que os resultados gerados sejam os mais reais possíveis. Para aplicá-los com eficácia, os testes de perfil comportamental foram integrados com ferramentas tecnológicas — softwares que geram relatórios muito precisos e completos.


A aplicação do teste de perfil comportamental demanda uma equipe devidamente capacitada, pois os resultados requerem interpretações para que, assim, sejam visualizadas todas as variáveis possíveis e em que tipo de situação dentro da empresa elas podem ser aplicadas.


Em quais situações podemos aplicar o teste de perfil comportamental?


Recrutamento e seleção


Os processos de recrutamento e seleção de profissionais são muito importantes para o bom desempenho organizacional. Ter a capacidade de formar boas equipes e valorizar os talentos são posturas que ajudam a manter a empresa competitiva e com alto nível de qualidade. Por isso, merecem bastante atenção e cuidado.


A contratação dos profissionais certos para cada vaga é uma tarefa que, quando não é bem-feita, pode se transformar em um agente complicador para o futuro do negócio. Isso pode contribuir com o aumento de índices ruins, como o absenteísmo e a rotatividade de pessoal, elevando os gastos com contratações e demissões.


Quando as empresas trabalham com o teste de perfil comportamental, elas ganham um reforço na certeza de que os processos de seleção e recrutamento estão seguindo passos lógicos, atraindo os talentos certos e direcionando cada profissional para as vagas que são compatíveis com os seus perfis.


Avaliação dos colaboradores


O teste de perfil comportamental também pode ser usado no processo de avaliação contínua dos colaboradores, com o objetivo de saber se eles estão mantendo ou não os mesmos comportamentos. Torna-se possível identificar, por exemplo, se o clima organizacional afeta o tipo de perfil que cada um tem.


Conhecer mais profundamente cada funcionário é fundamental para entender o contexto organizacional e identificar os prováveis problemas de produtividade. Em muitos casos, é possível encontrar as respostas para uma dificuldade que algum colaborador esteja enfrentando e é por meio dessa ferramenta que o gestor buscará soluções mais viáveis.


Gestão de equipes


Além de reduzir custos e otimizar a produtividade das equipes, o teste de perfil comportamental identifica o grau de comprometimento entre os colaboradores e os estilos de liderança existentes entre eles. Esse conhecimento ajuda a potencializar as ações e as ferramentas de gestão de pessoas.


Uma das ações que é impactada positivamente pelo teste de perfil comportamental é a aplicação de treinamentos entre os colaboradores — eles possibilitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que, de alguma maneira, podem ser úteis para a estratégia da organização.


Se o líder identifica as necessidades de cada membro da sua equipe, o RH consegue selecionar os melhores cursos para que a demanda seja atendida. Entretanto, cabe ao gestor apontar o que o time precisa, e o teste de perfil comportamental é uma das ferramentas mais indicadas para essa identificação.


Coaching


O teste de perfil comportamental também funciona como apoio para o coaching entre os colaboradores, desenvolvendo suas capacidades e aprimorando habilidades. As informações adquiridas no teste permitem a criação de métodos para que hábitos e comportamentos sejam modificados. Isso possibilita que cada indivíduo alcance o desempenho desejado pela organização.


Cultura organizacional


O alinhamento de perfis que o teste comportamental ajuda a criar também colabora com o fortalecimento da cultura organizacional. Muitas empresas não conseguem definir suas identidades, dificultando a consolidação no mercado e criando uma consequente falta de engajamento entre os colaboradores.


Devemos lembrar que a cultura organizacional é a essência de qualquer empresa, portanto, precisa estar sempre fortalecida para que os profissionais que nela trabalham permaneçam engajados e que isso melhore a imagem dela no mercado. Desse modo, os talentos que estão de fora passam a ter interesse pela companhia por meio da identificação de perfis e valores.


Comunicação interna


Conhecer os colaboradores permite que todos se comuniquem melhor. O grupo de trabalho passa a ser mais coeso, o que facilita a comunicação interna. Dessa forma, os processos passam a ser mais transparentes e menos confusos — contribuindo com o aumento da produtividade e o foco nos resultados.


Torna-se possível criar um tom de voz para a comunicação interna, saber quais são os meios mais ou menos eficientes e como as pessoas percebem determinadas mensagens. Do ponto de vista estratégico, esse é um ganho sem precedentes, pois transforma o ambiente sem que se comprometa uma boa fatia do orçamento.


Planejamento estratégico


Quando se tem um conhecimento aprofundado sobre os colaboradores, a equipe e os gestores de cada setor, fica mais fácil pensar no planejamento estratégico da companhia. Assim, por meio do teste de perfil comportamental é possível saber o modo como o conjunto funciona, ajudando a organizar melhor os projetos, baseando-os nesses comportamentos e nas capacidades de cada profissional.


Fonte: www.solides.com.br

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Energia

bottom of page