top of page
Buscar
  • Foto do escritorEspaço Psiquismo

Energia


O que é energia ?


Energia, à luz da física, pode ser a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho. A filosofia (Aristóteles) sugere que é a atualização de uma potencialidade.


Energia pode ser muita coisa, mas a energia para as ações do dia a dia, essa energia que falamos, é o combustível, o dínamo, a mola propulsora das ações. Quando falamos que alguém está energizado para alguma coisa, talvez estejamos afirmando que aquela pessoa encontra motivo, razão, satisfação, vontade e coerência naquele conjunto de coisas que se propõe a fazer.


Ao afirmar que alguém está prostrado, desanimado ou apático, não conseguimos encontrar nessa pessoa a energia suficiente para que ela realize aquilo que tem à realizar.


Aí chega o ponto mais importante de nossa reflexão: é a pessoa que não está energizada o bastante ou o contexto em que está inserida é que não é adequado ao seu perfil ?


Existem pessoas altamente energizadas ao falar, ao passo que determinado tipo de perfil se sentirá frustrado na mesma atividade.


O que propor num cenário desses ?


A grande reflexão é que, sendo cada um diferente, os motivadores também serão.


Há que se respeitar os gatilhos de motivação e energização de cada perfil e, assim, garantir um plano de trabalho minimamente aderente ao que motiva aquela pessoa.


"A pessoa certa no lugar certo" é muito mais do que um clichê. É diretriz para todo bom gestor, que analisa, entende, orienta e direciona os diferentes perfis em seus times.


E como diria Aristóteles, transformar o vir a ser, em ser se fato !


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page